Futebol, e não só. O Sporting Clube de Portugal, desde os anos da sua criação, cultivou apaixonadamente o ecletismo. Importantes desde o primeiro momento, as restantes modalidades desportivas representam, ainda hoje, um dos valores distintivos da identidade do Sporting. Esta nova História do Sporting Clube de Portugal, que não é uma rescrita, insere a génese do clube na história da cultura e do desporto em Portugal. Com base em documentos - uns inéditos ou pouco conhecidos, outros reinterpretados -, factos, pessoas e instituições são analisados à luz de contextos sociais mais amplos. Da abordagem inovadora feita pelos autores surgem novas perspetivas sobre os primeiros tempos do clube, aqui apresentados de forma dinâmica, numa viagem que leva o leitor até à época dos distintos sportsmen, das glamorosas festas desportivas, das atribulações dos primeiros torneios e competições.
Este livro, assente no indispensável rigor histórico e profusamente ilustrado com imagens e documentos da época, exalta protagonistas desconhecidos, episódios relevantes, resultados memoráveis do período fundacional do Sporting Clube de Portugal. Das origens mais remotas até à morte prematura de José Alvalade, em 1918, dá-se a conhecer a era em que um grupo de amantes e praticantes de desporto ergueram um clube com princípios, valores e condições ímpares para a prática dos desportos. Nos designados Anos Alvalade, o Sporting tornou-se no clube com as melhores instalações desportivas do país e um expoente máximo da relação entre o exercício físico e o equilíbrio intelectual, moral e social dos indivíduos.
Um século depois da morte de José Alfredo Holtreman Roquette, para a posteridade conhecido por José Alvalade, o Sporting Clube de Portugal permanece fiel às suas origens. O legado deixado pelo fundador ainda perdura. Indispensável para qualquer sportinguista, esta é a história dos primórdios de um clube único.
Luís Augusto Chaves da Costa D
2020-03