Nesta nova edição, o texto foi atualizado para ter em conta as novas funcionalidades das versões mais recentes da linguagem, assim como para dar a conhecer as novas ferramentas disponíveis para desenvolver código em Python.
Este livro, já considerado um clássico no ensino da programação, apresenta-se agora numa nova edição atualizada. Explorando os fundamentos da programação em Python, esta obra de referência está estruturada em duas partes. Na primeira parte, aprofunda-se a programação procedimental, enquanto a segunda parte oferece uma breve introdução à programação orientada aos objetos (POO). Para além de fornecer uma visão abrangente dos aspetos essenciais da programação, esta obra aprofunda os conceitos fundamentais e os aspetos mais avançados da linguagem Python, explorando em detalhe vários aspetos do desenvolvimento de programas.
Graças à abordagem clara e acessível, os leitores poderão começar a escrever os seus primeiros programas logo após o primeiro capítulo. A organização cuidadosa do conteúdo faz com que este livro seja uma ferramenta valiosa para uma ampla gama de leitores, seja num contexto de formação ou autoformação – estudantes dos ensinos profissional e superior –, seja em contexto profissional – programadores de aplicações e profissionais da informática.
O livro inclui vários exemplos já resolvidos, sumários da matéria abordada e exercícios teóricos e práticos.
As imagens a cores podem ser acedidas através de códigos QR.
Temas abordados:
· Programação procedimental e orientada aos objetos;
· Objetos: simples e estruturados;
· Instruções destrutivas e de controlo;
· Ficheiros;
· Recursividade;
· Visualização e tratamento de imagens;
· Complementos;
· Tipos e classes;
· Interfaces gráficas com o utilizador.
Novidades da 2ª edição atualizada
Operador de Walrus: Novo modo de associar um nome ao valor de uma expressão em novos contextos.
Cadeias f : Nova forma de cadeias de carateres permitirem formatar saídas de modo mais elegante.
Match/case: Casamento estrutural de padrões através da construção.
Dicionário com ordem: A ordem de inserção dos elementos é preservada.
Anotação do código: Indicando explicitamente o tipo dos objetos e usar analisadores sintáticos para verificação de correção dos programas.