Neste volume, o autor apresenta oito contos escritos num estilo informal, fluído e visual que permitem ao leitor usufruir do texto como se assistisse a um filme. Oito estórias de temas fantásticos e absolutamente diferentes por onde passeiam distintos personagens com os mais diversos desempenhos.
Num dos contos, o personagem é ludibriado por um gang turco, mas acaba feliz; em outro, sofre de amnésia total quando bebe e expõe-se a situações aflitivas; e muito estranhamente um outro perde a sua sombra sem qualquer razão, mas sujeitando-se a loucas aventuras.
Curiosamente, um teme o falecido amante da sua amada, o que atrapalha bastante a relação com ela, e também há alguém que faz um terrível pacto com Fausto, que o transforma magicamente num influente político do país. Há ainda o caso do que inesperadamente encontra um filho seu já adulto e em posição de o embaraçar.
Noutra estória, um excelente fotógrafo apaixona-se pela beleza do deserto, e por uma jovem bérbere que se torna uma notável escritora.
Para terminar, quatro belas viúvas espanholas procuram um novo e excelente marido, mas…
Mário Mendes de Moura
256