De que cor é um espelho?
Qual o peso do martelo do Thor?
Porque é que não podemos viajar até ao passado?
Quantos megapixéis tem o olho humano?
A leitura deste livro ocupará 0,0005% da tua vida, entre 7200 e 14 400 segundos. Talvez a mesma duração do filme Blade Runner 2049 (de 2017) ou da trilogia original de A Guerra das Estrelas. Mas, como tantas outras coisas, o tempo é relativo.
Se a tua vida for longa e próspera, que assim seja, viverás mais de dois mil milhões de segundos, embora passes um terço deles a dormir. Como isso já é demasiado tempo com a cabeça colada à almofada, caber-te-á passares os restantes segundos acordado, a vivê-los, a apreciá-los. Porque podem ser apaixonantes.
Se leres este livro daqui a alguns anos é possível que, nessa altura, algumas das coisas que agora são tidas como certas e até imutáveis já não façam sentido. Nada permanece, nada é constante — A única constante é a mudança, vaticinou Heráclito há 2500 anos. É essa a maravilha da ciência, que avança imparável de dia para dia.
Espero que este livro te inspire para construíres os teus próprios sonhos e que seja o início de uma busca desenfreada de explicações para o que te rodeia.
David Calle