Uma colecção composta por 12 volumes, que incluem todos os 23 álbuns até agora publicados da série Valérian e Laureline, uma verdadeira série de culto a nível mundial.
Saídas da imaginação transbordante de Pierre Christin (argumento) e Jean-Claude Mézières (desenho), as personagens Valérian e Laureline, agentes espácio-temporais num mundo e num futuro longínquos, apareceram pela primeira vez na revista Pilote, em 1967.
Pela sua inventividade e audácia, a série rapidamente se tornou uma referência obrigatória entre os leitores de banda desenhada. Os argumentos incluem inúmeras alusões subtis à nossa época actual, apresentando tiranos e ditadores bem próximos de figuras conhecidas da História recente; e o desenho, embora clássico, é dotado de uma aura fantástica que empresta um sabor raramente igualado às criaturas monstruosas com que os heróis se cruzam.
Unanimemente considerada um clássico da nona arte, esta série é também uma obra-prima da ficção-científica, tendo influenciado todas as criações posteriores nesse domínio, na literatura e não só. No âmbito da produção cinematográfica, por exemplo, serviu de inspiração a vários realizadores, entre os quais George Lucas e Luc Besson. Este último, admirador confesso da série e dos seus autores, assinou a longa-metragem Valérian e a Cidade dos Mil Planetas, que teve estreia mundial no Verão de 2017.
A colecção foi distribuída com o jornal Público entre Julho e Outubro de 2017.
Pierre Christin