Dino D´Santiago é um dos grandes nomes da música portuguesa contemporânea. Amplamente distinguido pela crítica nacional e internacional, o músico revela um percurso artístico que traça paisagens representativas da sua identidade e reflete as formações sociais e históricas em que surge. Mais do que um autorretrato, a sua música é uma interpretação e representação coletivas.
Explorando esse trajeto, este livro procura enquadrar a diversidade de expressões presentes na obra do artista e apontar as camadas de sentido que contribuem para a sua construção.
Enquanto epicentro da sua criação, a Lisboa que Dino denomina de «Nova» destaca-se pela diversidade de fluxos e pela singularidade dos encontros que motiva a reinterpretação dos vínculos entre Portugal e Cabo Verde. A Lisboa multicultural espelha a visão do músico sobre uma cidade enquanto lugar diluído de fronteiras que anuncia a ideia de que todos são parentes – uma visão que estimula a criação de um espaço onde a tradição e a inovação coexistem e se alimentam mutuamente.